22 de jan. de 2011

D.P.A

Personagens ótimos, história bem estruturada, a trilha sonora então, inegualável, temos apenas um pequeno problema, chega um momento em que isto acaba, e se não acabou ainda, algum dia vai acabar. Calma, esse não é post para te deixar triste, é apenas para comentar sobre algo que acontece quando um filme, série, livro, ou qualquer obra ficcional que você acompanha com prazer chega ao fim. No caso, vamos comentar sobre os animes, e sobre o desenvolver de uma síndrome conhecida como Depressão Pós-anime.
            Causas: basicamente a causa principal é um bom anime (ou mangá se preferir), e a identificação do espectador com ele. Quanto mais você for fã de algo, pior pode acabar sendo o trauma quando ele acabar, logicamente isso não é uma regra, temos muitos fãs que conseguem sobreviver ao fim da história. Há casos que a série é tão boa, e a perspectiva de talvez não encontrar outra que consiga alcançá-la em qualidade te deixa aquele vaziozinho no peito.
            Sintomas: Você por acaso não consegue se empolgar com outros animes? Fica ansioso na internet procurando, e torcendo para que seja verdade, rumores sobre uma próxima temporada, adaptação pros cinemas, ou pra TV da sua série favorita? Você fica deitado horas na sua cama olhando para o teto como se a vida não tivesse mais sentido? Sente um aperto na boca do estômago toda vez que lembra que os episódios já acabaram? E em casos piores já chegou a pensar em algo do tipo “poxa, bem que podiam fazer uns fillers a mais do anime que eu gosto”? Se passou por algo assim, talvez você já esteja com DPA (Depressão Pós-anime)
            Tratamento: Calma, não precisa tentar dar uma de Itoshiki Sensei, diante do desespero, existe tratamento. Uma boa opção é procurar outros trabalhos do autor da série que você acompanhava, ajuda a matar as saudades do traço, e do jeito de contar a história dele. Há também sites de fanfics, com muitas histórias boas baseadas em obras famosas, e com certeza deve ter alguma do anime que você gosta, o que ajudará a matar as saudades dos personagens, e ver a história de outros pontos de vista, o mesmo vale para procurar fanzines inspirados no anime. E rever os episódios não deixa de ser uma boa opção, para não ficar horas deitado olhando para o teto.
            Como foi dito no início do post, esse tipo de situação só acontece quando vimos algo realmente bom, então pode-se dizer que DPA, é até algo agradável, afinal uma obra capaz de nos deixar assim depois que termina, tem que ser muito boa. E você já passou por algo assim? Sinta-se a vontade para deixar seu depoimento nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário